facebook

Siga no Twitter

Dicas

Como cuidar de aves no inverno

Como cuidar de aves no inverno

 

 

Atenção, o inverno vem ai e os cuidados com as aves devem ser dobrados. A ave é uma espécie muito sensível a variações climáticas e isso pode trazer problemas importantes.

Diferente do que muitos pensam, as aves mantidas como pets necessitam de cuidados especiais no inverno. A atenção deve estar voltada principalmente a exposição da ave ao frio, mudanças bruscas de temperatura e correntes de vento.

Aves de clima tropical ou já adaptadas ao nosso clima necessitam de temperaturas altas, isso é extremamente importante para que as aves mantenham seu metabolismo ideal.

Nos dias mais quentes o ideal é que a ave fique exposta ao sol por pelo menos uma hora, porém é importante que ela tenha opção de sombra. Em dias mais frios ou devido à presença de correntes de vento, a ave deve ficar em uma área mais reservada e se necessário com a gaiola parcialmente coberta. Lembrando que durante a noite mesmo em uma área mais reservada, a gaiola deve ser coberta.

Há também a opção de colocar ninhos para as aves, porem lembre-se que isso pode aumentar a possibilidade de reprodução em uma época não favorável.

Animais jovens ou filhotes devem ter atenção dobrada, muitas vezes há necessidade de mantê-los aquecidos, isso pode ser feito através de lâmpadas e aquecedores, lembrando que os aquecedores são mais eficazes pois controlam mais a temperatura, podem ser utilizados a noite e diminuem a chance de queimadura com a lâmpada.

Os sintomas mais importantes que devem ser observados são: perda de apetite, apatia, penas arrepiadas, espirros, secreção nasal e ocular, dificuldade respiratória, sonolência e a ave no fundo da gaiola. Diante destes sintomas a ave deve ir imediatamente levada ao médico veterinário.

A importância de uma dieta correta e balanceada, ou seja, menos grãos e mais frutas e verduras, são indispensáveis para uma vida saudável.

Prevenir é necessário para que a ave tenha boa qualidade de vida, toda ave deve ter acompanhamento veterinário especializado.

 

Fonte: Pet News

  • Fofuxosdog

Newsletter

Instagram