facebook

Siga no Twitter

Notícias

A verdade sobre gatos e grávidas

A verdade sobre gatos e grávidas

 

Quem nunca ouviu uma história de alguma mulher que engravidou e teve que desfazer do seu gato por causa da Toxoplasmose?

Na verdade, o que poucos sabem é qual a real participação do gato na transmissão e ciclo dessa doença.

A toxoplasmose é causada por um protozoário chamado Toxoplama gondii, que é encontrado nas fezes tanto de cães como de gatos, porém os felinos são os únicos animais que eliminam os oocistos nas fezes (forma infectante). Os animais geralmente se infectam quando entram em contato com estes oocistos pela ingestão de carne crua ou compartilhando caixa de areia contaminadas.

Os felinos que costumam eliminar estes cistos são os que acabaram de ter o primeiro contato com o protozoário, animais imunossuprimidos e filhotes em más condições de saúde. Raramente animais adultos, sadios e com boa condição imunológica e nutricional eliminam estes cistos e assim consequentemente terão baixo potencial de transmissão da doença.

Quando grávida, o convívio com com gatos é muito benéfico, assim como em todas as fases da vida, portanto sendo tomados os devidos cuidados com a saúde, como vacinação, vermifugação, boa nutrição e consultas periódicas ao médico veterinário, os riscos à saúde da mãe e seu bebê oferecidos pelo seu bichano são muito pequenos.

Para a prevenção da doença, devemos todos tomar os seguintes cuidados:

- Evitar o consumo de carnes cruas ou mal passadas;

- Lavar bem as frutas e vegetais antes de comê-los;

- Não consumir carne de procedência duvidosa;

- Não beber água não engarrafada;

- Caso seja necessário que a grávida tenha que realizar a limpeza da caixa sanitária do gato, deverá usar luvas e lavar bem as mãos após;

- Durante a gestação não adotar novos animais;

- Vermifugar a cada 3 meses o seu pet.

Com estes cuidados básicos, gatos e grávidas poderão conviver tranquilamente, mantendo a harmonia da relação entre as pessoas e seus queridos felinos. Os ronrons estarão garantidos!

 

Fonte:

Nathalia L. Fleming Dias

Médica veterinária – CRMV-SP 19.051

  • Fofuxosdog

Newsletter

Instagram