facebook

Siga no Twitter

Serviços

6 dicas para acabar com o problema da mastigação inadequada

6 dicas para acabar com o problema da mastigação inadequada

 

 

 

Você sabia que mastigação é uma atividade relaxante para os cães? Podemos afirmar que mastigar objetos é um comportamento natural dos cachorros, os filhotes, por exemplo, mastigam as coisas para aliviar as dores e facilitar a troca dos dentes, além de ajudar a limpar e fortalecer a dentição.

Os cães adultos usam a mastigação para se acalmar e dar a mente algo interessante para fazer, essa atividade pode remontar uma associação positiva de aliviar a dor na gengiva por causa da troca dos dentes quando era filhote.

O problema está quando eles mastigam objetos inapropriados, tipo, seus sapatos ou o carregador do notebook :-( . Acredite, já aconteceu até comigo!

Mas entenda, por mais que pareça, não é pessoal e muito menos birra. O que você faz quando precisa relaxar? Massagem? Seu cão simplesmente mastiga. Entendeu a relação? Aqui vão algumas dicas para ajudar quem enfrenta esta situação com o pet:

1) Mantenha sempre a calma. Não adianta  tentar corrigir o comportamento inadequado do cachorro depois que ele já fez errado, gritar e mostrar o objeto destruído só deixará o cachorro confuso, excitado e pronto para destruir alguma coisa de novo.

2) Não tente pregar peças no seu cachorro deixando um sapato velho para que ele destrua, lembre-se que os cães são honestos e jamais fariam isso para irritar seus donos.

3) Quando o apanhar em flagrante mastigando alguma coisa, dê um leve toque com a mão, a fim de  tirar a atenção e redirecionar para um objeto adequado ou petisco. Nunca arranque o objeto da boca do cachorro, faça-o soltar sem disputas.

4) Reivindique o objeto usando sua energia e linguagem corporal. Segure o objeto junto ao seu corpo e não permita que o cão se aproxime.

5) Para os filhotes, é melhor investir na troca dos objetos ao invés de dedicar energia para corrigi-los, pois você pode se frustrar pela quantidade de repetições. Compre objetos comestíveis como aqueles ossinhos que vem nos petshops. Atenção àqueles brinquedos que escondem petiscos, certifique-se que há um respiro que evitará que o cachorro prenda a língua por causa da formação de vácuo, ok?

6) Não se esqueça que a mastigação ajuda a colocar o cachorro em um estado calmo, mas se você for preventivo evitará situações desagradáveis, então lembre-se de satisfazer a necessidade primária do seu cão: o exercício. Passeie com ele ou o coloque numa esteira para caminhar, preferencialmente antes de você sair e o deixar em casa sozinho. Pratique diariamente por uns cinco ou dez minutos reivindicar outros objetos como brinquedos, comida, petiscos  e espaços. Tenho certeza que as coisas vão melhorar. Compartilhe avanços e dificuldades conosco e juntos vamos em busca da liderança calma e assertiva! Lembre-se, eu estou sempre #matilhando por aí. Matilhe com a gente!

Roberto Medeiros

matilhando

 

Sobre Roberto Medeiros

Dog Trainer, Dog Walker e Idealizador do Matilhando. Apaixonado pela vida, por pessoas e cães. Adepto da filosofia do César Millan (O Encantador de Cães) e do método de exercício, disciplina e afeto, auxilia e treina pessoas, promove qualidade de vida e reabilita cães com desvios comportamentais.

 

Fonte: Farejapet

 

  • Fofuxosdog

Newsletter

Instagram